Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Confeitaria nos dias de hoje

por Vanessa Pacheco Andrade - Docente do Caxias do SUL

Com a atualização constante da tecnologia e a industrialização cada vez mais presente no nosso dia a dia, verificamos uma drástica evolução nos produtos que há pouco tempo eram produzidos artesanalmente. Eles foram substituídos por industrializados e atualmente todos os estabelecimentos do ramo trabalham com algum produto pronto.

É de grande importância preservar traços identificadores da confeitaria clássica. Antigamente profissionais passavam receitas de geração para geração, mantendo a tradição e a cultura.
Confeitaria é uma das áreas em que mais se manifesta mudança, pois a todo o momento surgem novos produtos que facilitam o processo de produção de doces, tortas entre outros. A troca de produtos artesanais por outros de produção mais rápida, provoca a perda de importantes hábitos e receitas.

Ao fazermos os seguintes questionamentos: por que um alimento é produzido de tal maneira? Por que tais ingredientes? Como surgiu este produto? Surpreendemo-nos com o importante contexto cultural das forma concebidas, como o chocolate, por exemplo. Ele é um dos ingredientes mais emblemáticos da confeitaria. Descoberto pela civilização Inca, possuí uma história até chegar ao produto que temos hoje. Quando pensamos na doçaria portuguesa, também descobrimos o quão importante e tradicional era a confeitaria nos conventos. Os doces a base de gemas, conhecidos mundialmente, pertencem às freiras. Já nas confeitarias francesa e italiana, encontram-se as principais bases (receitas). Mas um dos principais fatores que motivou a criação de doces e também transformou a confeitaria no que é hoje, foram as festas, as confraternizações, pois através delas surgiam inspirações para a criação de inúmeros doces.

Em cada momento que optamos por produtos prontos, não estamos apenas trocando um produto de qualidade por um produto inferior, mas, também deixando de contar uma história e apagando hábitos culturais. Um alimento não é apenas um alimento, ele reúne a família extingue a curiosidade e mantém nossa cultura. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato