Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

A Gastronomia Sustentável e seus benefícios para a humanidade: a qualificação profissional para consolidação da Gastronomia Sustentável

por Guilherme Hoff Bettamio - Docente do Senac Caxias do Sul

O documento intitulado “Nosso Futuro Comum” da Organização das Nações Unidas (ONU), de acordo com Brundtland (1987), define que o termo sustentabilidade (ou desenvolvimento sustentável) é o “desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Os impactos ambientais causados pelas escolhas humanas ao longo da história a fim de atingir o atual desenvolvimento econômico, social e, consequentemente, o aumento progressivo da produção de alimentos, causaram danos ambientais em diversas regiões do planeta, em alguns casos, irreversíveis.

Existe uma crescente preocupação com a manutenção dos recursos naturais antes vistos como inesgotáveis e infinitos. Na área da alimentação, as práticas sustentáveis têm, cada vez mais, ganho espaço nos estabelecimentos gastronômicos, desde os mais novos aos mais tradicionais e os resultados têm surpreendido tanto financeiramente quanto na preservação do meio ambiente e qualidade do produto final. Simples medidas adotadas, tais como: a utilização de produtos orgânicos e “da época” (respeitando seus períodos naturais de sazonalidade), diminuição do consumo de proteínas animais (dando preferência aos animais que não apresentam risco de extinção), coleta seletiva de lixo, valorização da gastronomia e dos insumos regionais, diminuição do desperdício e aproveitamento total dos alimentos têm se mostrado aliadas dos proprietários de estabelecimentos gastronômicos e, além disso, diminuído o impacto ambiental negativo do qual a Gastronomia é responsável direta e indiretamente desde o início da história da humanidade.

Embora a adoção de medidas para preservação ambiental e a formação de uma Gastronomia Sustentável sejam assuntos indiscutivelmente benéficos para a economia e para a vida humana, é um desafio imenso modificar hábitos de uma parcela da população responsável por boa parte da produção de alimentos, que enfrentam incertezas e a desconfiança da adoção de cultivos orgânicos, muito mais sensíveis a qualquer mudança climática ou pragas. Da mesma forma, criar alternativas para os estabelecimentos gastronômicos que sejam viáveis, com valores semelhantes aos adotados anteriormente e que agradem aos consumidores, aos seus hábitos e tradições é outro desafio de igual magnitude.

Tendo em vista os aspectos observados, é imprescindível que todos se conscientizem que a escolha por uma gastronomia mais sustentável renderá frutos a curto, médio e longo prazo, tanto para o meio ambiente quanto para toda a população, que se beneficiará de inúmeras e incontáveis maneiras. A qualificação de profissionais da área é essencial e a especialização no assunto abordado será de grande valia para o mercado de maneira geral, aumentando a aprovação e inclusão da Gastronomia Sustentável na vida de cada ser humano, sem deixar de salientar e valorizar as texturas, as cores, a diversidade e os sabores que fazem da Gastronomia uma ciência tão apaixonante e tão aberta a novas descobertas. 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato