Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Os desafios do Ensino Profissional e um novo modelo de pensamento para educar e aprender

por Henrique Rauch - Coordenador da área de Gestão do Senac Caxias do Sul

A história da humanidade é permeada de eras. A era das indústrias e máquinas, a era das revoluções, a era das comunicações e etc. Atualmente, vivemos em um momento conturbado, uma vez que não sabemos se estamos vivendo uma nova era ou se estamos em uma mescla muito bem arranjada de todas as já vividas.

Ouvimos muito dizer que vivemos a era das comunicações: rádio, televisão, internet, aplicativos de chat, celulares cada vez mais inovadores, smartphones, etc. No entanto, vivemos uma educação ainda deslocada dos modelos tecnológicos contemporâneos. Uma lástima!

Evidenciamos em sala de aula uma destreza dos nossos alunos em relação à operação das tecnologias disponíveis e, em contrapartida, um disparate quanto ao escrever, ao ler e saber conhecimentos básicos para a vida. Alguns sabem tudo de tecnologia, mas sequer sabem resolver um simples problema matemático que poderia ser aplicado no supermercado, na farmácia ou mesmo na própria residência.

O desafio educacional é enorme. Os cursos profissionalizantes herdam alunos sem os menores conhecimentos de matemática, língua portuguesa, geografia, etc. Além disso, outras áreas do conhecimento sequer apontam como superficiais nas posturas demonstradas em sala de aula, nos corredores das escolas, nos intervalos e no modo de convivência uns para com os outros. Assumimos o papel de orientadores de educação profissional e também de formadores de caráter, instrutores de ética e regras básicas de convivência.

Os profissionais que estamos formando nos cursos técnicos, quando chegam das escolas, trazem em sua bagagem fragilidades imensas e precisam ser amparados para que desenvolvam, além da técnica, a postura de autoridades profissionais de mercado: autônomos, responsáveis, comprometidos, proativos, éticos. Uma tarefa de múltiplas variáveis para os educadores que precisam estar focados no futuro do desenvolvimento técnico e profissional do país, entregando mão de obra especializada, qualificada e comportamentalmente alinhada com os padrões de sustentabilidade humana.

A Educação Profissional oferece uma oportunidade imperdível. Assume para si a responsabilidade de formar integralmente. Busca, com esmero, corrigir as falhas educacionais que fazem das pessoas apenas peças de um sistema que não desenvolve: dá notas somente.

Tornar-se um bom profissional cabe também estar aberto para uma formação que vai além da técnica, perpassando pelas posturas, pela ética, política e filosofia dos mercados mais especializados e dos públicos mais exigentes.

Pensar diferente é uma das prerrogativas para ser um profissional de sucesso. Novos modelos de estruturação de ideias, projetos, produtos, etc, vem surgindo com a tecnologia. Não basta operar os recursos tecnológicos, aprendendo na prática ou manipulando o Manual. Cabe perseguirmos os “porquês”, as respostas que nem toda a humanidade está interessada.

Pensar melhor é ir além do comum, do trivial. É estar disposto a ser diferente dos demais, da grande massa, que tecla, que digita, que apenas envia e recebe.

O Ensino Profissionalizante é uma das alternativas vivas e capazes de transformar pessoas, ideias e pensamentos em sucesso: seja pela técnica, seja pelo comportamento proativo. O Senac está nesta caminhada! 

Serviços da escola
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato