Senac

Rio Grande do Sul

Artigo

Qualidade de Vida e Controle do Stress

por Samuel Nunes - Professor do Curso de Massagem Senac Canoas

O número de clínicas de estética e spas aumentou significativamente nos últimos anos em virtude da grande procura por técnicas de embelezamento e formas de diminuir o stress da vida moderna. Esses centros de beleza e relaxamento têm como objetivo auxiliar no equilíbrio da saúde física e mental. Nesse sentido, a massoterapia, utilizada há mais de 2500 anos a.C, principalmente nas culturas orientais, faz parte das técnicas empregadas na atualidade nesses centros de beleza e relaxamento, promovendo o bem estar, diminuindo as dores musculares, auxiliando na modelagem do corpo, na diminuição de edemas e outros benefícios. Há vários métodos de massoterapia utilizados, tais como: - Drenagem Linfática; - Bambuterapia; - Reflexoterapia; - Shiatsu; - Ayurvética ; - Tui-Na; - Geotermal; - Quick Massage; - Body Wrap; - Bandagem Fria. Os sintomas que surgem quando há um desequilíbrio em nossa vida diária e podem levar ao stress são: - Desânimo; - Insatisfação; - Irritação e falta de paciência; - Isolamentos das pessoas de quem gostamos; - Emagrecimento ou ganho de peso; - Enfraquecimento e perda do cabelo; - Pele sem viço; - Depressão; - Baixa imunidade. O que fazer para diminuir o risco de stress e melhorar nossa qualidade de vida: - Realizar atividade física diária ou, no mínimo, 3x por semana num período 30 minutos a 1 hora. Dar preferência a atividades que nos dêem prazer. Exemplo: exercícios aeróbicos e alongamentos; - Reeducação alimentar (observar os alimentos que estão sendo ingeridos). Diminuir alimentos ricos em gorduras e açúcares e aumentar o consumo de frutas, verduras, sucos naturais, alimentos naturais e fibras. Beber água, no mínimo 2 litros diários; - Dormir no mínimo 8 horas diárias. Usar técnicas de relaxamento antes de dormir. Ex.: respiração diafragmática; - Realizar atividades de lazer que nos permitam relaxar; - Diminuir o máximo possível contato com poluentes (sonoro, ar, água); - Técnicas de massagem para relaxamento e terapia 1 x por semana. Mas atenção! Primeiramente é necessário um planejamento dessas atividades de acordo com a disponibilidade de tempo e de forma equilibrada. Nunca esquecendo que o acompanhamento de profissionais capacitados é a melhor forma de conseguir bons resultados.

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