Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso
  • Portal
  • Institucional
  • Gestão Socioambiental

Gestão Socioambiental

A sociedade passa por profundas mudanças estruturais, devido aos efeitos da globalização econômica e tecnológica das últimas décadas. Esse fato tem exigido que as organizações assumam novos papéis, os quais vão além daqueles definidos pela ordem econômica. Neste contexto, a função das empresas sofre alterações, levando-as a assumirem responsabilidades socioambientais que transcendem sua prática tradicional de gestão. Administrar, hoje, exige que as organizações levem em conta a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, a valorização do potencial humano, o equilíbrio ecológico e a equidade social.

O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. De acordo com Nascimento, Lemos e Mello (2008): “Precisamos mudar nossa forma de pensar e agir no que se refere às questões socioambientais, muito mais geradoras de oportunidades do que de custos. É possível conciliar sustentabilidade econômica com sustentabilidade social e ambiental.”

O Senac-RS, alinhado à sua Política Socioambiental e às ferramentas de gestão adotadas: Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e ISO 9001, prima pelo equilíbrio entre crescimento econômico, desenvolvimento social e preservação ambiental. O Manual da Gestão Socioambiental do Senac-RS descreve o processo de implantação e manutenção dos programas e projetos de Responsabilidade Socioambiental que compõem o Sistema de Gestão de Qualidade. Além disso, oferece ações de capacitação, assessoria e consultoria, apoiando as empresas no cumprimento de sua cota de responsabilidade socioambiental.

Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato