Senac

Rio Grande do Sul

Escolha seu Curso

Especialização em Educação Inclusiva - 1ª Edição - 406H


Diante de um cenário onde o Ministério de Educação pretende garantir a inclusão escolar de alunos com deficiências, fazem-se necessárias atitudes que promovam a inclusão educacional, possibilitando que todas as pessoas participem da vida em sociedade, assegurando o acolhimento à diversidade humana e aceitação das diferenças e peculiaridades dos educandos com necessidades especiais. Assim é que o SENAC pode desempenhar um papel importante na formação desses profissionais.

Ao ofertar o curso de Especialização em Educação Inclusiva, o SENAC busca contribuir para:

* A inclusão educacional da pessoa com necessidades educacionais especiais, concebendo que o atendimento deve ser realizado sem preconceitos, discriminações, barreiras físicas, sociais, culturais e pessoais.
* A compreensão de que existem diferenças entre os indivíduos com deficiência e que estas devem ser respeitadas em toda sua complexidade.
* Atender à demanda da sociedade por formação, reflexão e práticas educacionais inclusivas, utilizando-se a modalidade da educação a distância.
* Capacitar gestores, professores e demais educadores da educação básica para o processo ensino/aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais em classes regulares.
* Discutir e ampliar a experiência dos educadores, buscando auxiliar o educador no apoio ao aluno para a sua inclusão plena.
* Capacitar educadores para planejar, executar e avaliar experiências educacionais inclusivas, possibilitando-lhes criar novos modelos educacionais que incorporem a inclusão no cotidiano escolar.

SENAC EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

OBJETIVOS

* Conhecer a pessoa com necessidades educacionais especiais.
* Conhecer a legislação educacional específica à atenção da pessoa com necessidades educacionais especiais.
* Entender as políticas e os programas educacionais voltados para a pessoa com necessidades educacionais especiais.
* Compreender conceitos e princípios que fundamentam a prática educacional voltada para a pessoa com necessidades educacionais especiais.
* Interrelacionar teorias de diferentes autores da psicologia e da pedagogia com as experiências docentes, na perspectiva da aprendizagem, com vistas a promover uma educação inclusiva.
* Exercitar práticas pedagógicas e/ ou meios educacionais que visem ao desenvolvimento cognitivo, comportamental e emocional do aluno com necessidades educacionais especiais.
* Conhecer os diferentes tipos de necessidades educacionais especiais para identificar os saberes e competências a serem desenvolvidos com vista à escola inclusiva.
* Conhecer as necessidades educacionais e perspectivas comunitárias para planejamento da inclusão dos indivíduos com deficiência no sistema educacional -- a escola inclusiva.
* Analisar e selecionar materiais e equipamentos didáticos em equipe interdisciplinar.
* Elaborar projeto de Educação Inclusiva.

Escolha abaixo a Escola / Unidade na qual quer realizar seu curso:

Escolas com turmas abertas
Escolas sem turmas abertas no momento
  • Área de Formação

    Educação
  • Pré-requisitos

    Ser graduado e atuar na área de educação.
  • Carga Horária

    406 horas
  • Metodologia

    Os cursos da Rede Pós-EAD Senac são produzidos por uma equipe multidisciplinar e têm uma proposta pedagógica que privilegia procedimentos didáticos próprios da Educação a Distância e momentos de interatividade apoiados por um eficiente sistema de tutoria e por um corpo de tutores experiente.
    Os módulos que compõem o curso estão disponíveis na web e utilizam métodos e recursos diversificados que melhor se adaptam aos conteúdos abordados. O intuito dessa diversificação obedece ao objetivo fundamental do curso: que os participantes tenham a oportunidade de observar como os meios e os recursos podem ser trabalhados na modalidade à distância com flexibilidade. Destaca-se também na proposta do curso a dimensão da relação teoria-prática, na convicção de que a sua integração é imprescindível para uma atuação educativa efetiva nessa área.

    MOMENTOS PRESENCIAIS:
    Os momentos presenciais serão constituídos de três encontros, a saber:
    · 1º ENCONTRO: (Início do curso) Aula Inaugural: Recepção aos participantes, apresentação dos participantes, apresentação do curso, palestra com especialista na temática do curso, esclarecimento de dúvidas.
    · 2º ENCONTRO: (Final do Módulo III): Avaliação Parcial (Prova que avaliará as competências desenvolvidas até o Módulo III).
    · 3º ENCONTRO: (Final do curso) Entrega e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

    Estas etapas presenciais acontecerão em Porto Alegre. A despesa com os deslocamentos será por conta do aluno.
  • Programa



    Módulo -

    Apresentação - 14 horas/aula


    Módulo -

    Princípios Epistemológicos da Educação Inclusiva - 28 horas/aula


    Módulo -

    A Escolarização e as Diferenças - 28 horas/aula


    Módulo -

    Políticas, Leis e Programas Governamentais da Educ.Inclusiva - 28 horas/aula


    Módulo -

    Contribuições das Teorias da Aprendizagem para a Ação Pedagógica na Escola Inclusiva - 42 horas/aula


    Módulo -

    O Educando com Necessidades Especiais - 126 horas/aula


    Módulo -

    Currículo: Gestão da Escola Inclusiva - 56 horas/aula


    Módulo -

    Comunidade de Prática para Educação Inclusiva-CoP - 42 horas/aula


    Módulo -

    Elaboração do Projeto de Ação - TCC - 42 horas/aula
Serviços do Senac-RS
Acessos
Serviços
Institucional
Contato